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19-10-2010 15:43

 A REDE ASSOCIATIVISTA

"Quando alguém evolui, evolui tudo o que está a sua volta" (Paulo Coelho)
 

A iniciativa, em geral, surge de um ou mais empresários de vanguarda, de um mesmo ramo de atividade, que esperam, ao unir suas forças, poder competir em melhores condições com as grandes empresas. Normalmente, essa união tem, no início, intenção de conseguir melhores preços com a realização de compras conjuntas, porém, com o tempo, outras vantagens são percebidas. Ao desfrutar dessas novas conquistas, os empresários crescem profissionalmente, gerando reflexos em suas empresas, que se tornam competitivos e experimentam considerável aumento em seus lucros. Entretanto, para que tudo isso ocorra, esses empresários precisam abolir dois paradigmas que se encontram enraizados em sua cultura empresarial:

 

1ª) O SEGREDO É A ALMA DO NEGÓCIO  
      (conceito de um empresário)
OSEGREDO NÃO É A ALMA DO NEGÓCIO
                 (conceito de rede).

2ª) O MEU CONCORRENTE DEVE DESAPARECER      
      (conceito de um empresário)
O MEU CONCORRENTE NÃO DEVE DESAPARECER     
              (conceito de rede).
 

A REDE oferece vantagens como;

 

UNIÃO - Os empresários são desunidos e agem individualmente. A Rede Associativista proporciona uma união capaz de fazê-los pensar coletivamente e permite uma troca de experiências que os faz crescer no conjunto, como;
 Eventos: de cortes, penteados e tratamentos químicos.
 Cursos: de reciclagens, Podologia e Atendente de salão
ACULTURAMENTO - Há um ganho significativo na cultura empreendedora da grande maioria dos empresários que participam de uma Rede Associativista, como;
1ª A funcionalidade do negocio.
2ª O seu próprio negocio
3ª Publicidade; Divulgação: na radio, TV, Jornais, out door, folder e Revistas do gênero, e, Promoções: na região, focado os salões, promoter por patrocinador e etc...
4ª Oportunidade de financiamento e outros...
COMPRAS CONJUNTAS - A realização de compras conjuntas em grandes quantidades proporciona aos donos de salão maior poder de barganha e acesso a grandes fornecedores, disponíveis, até então, através de empresas atacadistas, como;
A somatória de todos os pedidos (vários salões fazendo os mesmo pedidos). A facilidade de barganhar nos preços (chegando em até 50%) Facilidade de negociar os pagamentos, Proporciona estoque para REDE, 5ª A fidelidade no preço e sem alterar à qualidade dos produtos
MARCA - A utilização de uma marca forte na fachada do estabelecimento é um avanço e um dos pontos mais importantes de uma Rede. A marca associa o negócio à Rede, cujo conceito, bem trabalhado na mídia, proporciona retornos satisfatórios, como;
1ª A fachada do salão personalizada, com;a logomarca da rede, cores e patrocinio.
CAPACITAÇÃO - Os empresários ou donos de salões e seus funcionários atendem ao apelo para se capacitar, a fim de enfrentar a concorrência impiedosa dos grandes salões e empresas. Isso proporciona melhoras significativas na gestão do negócio, na qualidade de trabalho e no atendimento aos clientes. 
LUCRATIVIDADE - O aumento no faturamento, graças aos benefícios proporcionados pela rede; os resultados com o desenvolvimento de produtos similares, sem esquecer da qualidade; e a aplicação de melhores margens de comercialização, faz com que os salões apresentem um aumento considerável de sua lucratividade, como;
A diminuição significativo dos valores cobrado dos clientes, A diminuição do custo de material, Almenta o numero de cliente no salão, A possibilidade de se tornar dono de muitos salões e inclusive em outro município. 
PARCERIAS - As ações conjuntas com fornecedores e distribuidores possibilitam a realização de campanhas de promoção, com preços menores do que os demais estabelecimentos não associados.
A parceria com uma financeira, com juros e taxas menores, proporciona atratividade aos consumidores para compras financiadas, ao mesmo tempo em que propicia um custo operacional menor para a empresa.

CONCEITO DE SALÃO - As recomendações da Rede quanto aos aspectos de apresentação dos salões têm proporcionado uma melhoria no conceito de salão dos empresários associados. Essas recomendações vão desde uma fachada, um lay-out apropriado, até a informatização, passando por uniformização e aparência pessoal dos funcionários, como;
1ª A padronização do interior dos salões, como, a cor, equipamentos de manuseio e ornamentais...
PATROCÍNIO - Várias são as redes que desenvolvem boas parcerias com os fornecedores e obtém com isso patrocínio para seus eventos, promoções, fachadas, melhorias no ponto de vendas etc.
AUMENTO DE COMPETITIVIDADE - Comprando bem e barato, melhorando seu mix de produtos, entendendo as necessidades de seus clientes, capacitando-se gerencialmente, treinando sua equipe e organizando melhor seu estabelecimento, os cabeleireiros de uma rede associativista tornam-se mais competitivos. 

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